Yu, uma jovem tartaruga de 25 anos, usou os membros de plástico pela primeira vez durante um mergulho em seu aquário em um parque aquático de Kobe, cidade do Japão, e maravilhou os visitantes.
A tartaruga foi resgatada pelo parque em 2008, quando ficou presa na rede de um pescador. Ela estava gravemente machucada e, devido à perda das nadadeiras, só conseguia atingir cerca de 60% de sua velocidade normal. O parque, conhecido por desenvolver membros prostéticos para animais, acolheu Yu, que agora finalmente ganhou suas novas nadadeiras.
As próteses são ligadas à tartaruga por meio de um colete. "Nós trabalhamos duro para desenvolver um colete que ela não pudesse perder acidentalmente", explicou Naoki Kamezaki, curador do parque. "Ela pode mexer os membros, o colete é macio", contou.
"Tentativas similares de ligar membros artificiais em tartarugas foram feitas em outras partes do mundo, mas não sabemos se elas foram bem sucedidas. A nossa pode ser a primeira vez que uma tartaruga com membros artificiais consegue voltar a nadar sem problemas", afirmou Kamezaki.
Postar um comentário